top of page

PROGRAMA DE EXTENSÃO SABERES DO CONGO,

SABERES DA UNIVERSIDADE 

Registro PROEX/UFES
401520

O Programa de Extensão Saberes do Congo, Saberes da Universidade desenvolve ações em torno do Congo, desde 2016, e foi criado pela pesquisadora Elisa Ramalho Ortigão, durante seu pós doutoramento no Centro de Artes/UFES

O programa de extensão organizou as três edições do Colóquio sobre o Congo no Espírito Santo no PPGA/UFES (2016, 2017, 2018), que contou não só com pesquisadores, mas também com Mestres, Rainhas e membros da cultura congueira. Os anais das edições dos colóquios foram publicados na página da pesquisa, e as transcrições das palestras dos mestres e as pesquisas apresentadas estão em fase de preparação para publicação.

 

Duas ações que se destacam dentro do projeto Congo Impresso, que faz parte do programa, foram o Cancioneiro de Toadas da Banda de Congo Amores da Lua, com o Mestre Ricardo Sales, e o folheto de toadas utilizado em oficinas, chamado Libreto de Toadas de Congo, que consiste em um material didático auxiliar a oficinas sobre as toadas. É uma ferramenta aberta, que pode ser facilmente adaptável para cada região congueira específica.

O programa participa das ações do Projeto de Pesquisa para a Patrimonialização do Congo, o Projeto de Pesquisa “Identificação e Registro do Congo do Espírito Santo como Patrimônio Cultural Imaterial Nacional” (Patrimonialização do Congo do ES) - criado através de uma parceria, via Termo de Execução Descentralizada, entre o IPHAN-ES e a Universidade Federal do Espírito Santo, com o apoio da FUCAM. As ações são realizadas em parceria com a pesquisa “O Congueiro”, do Prof. José Otavio Name, do Centro de Artes.

bottom of page