top of page

Apresentações tradicionais de congo no Estado do Espírito Santo

A Banda de Congo Amores da Lua participa de festejos religiosos e tradicionais, que constituem o calendário litúrgico congueiro.

26416799361_766cfba543_o.jpg

8 de dezembro, dia de N. Srª. da Conceição: Cortada do Mastro, início do calendário litúrgico.

A banda vai em cortejo até a mata de Mulembá, onde uma arvore é escolhida e contada no dia anterior. O tronco é trazido em cortejo para a casa do mestre onde será tratado para se tornar o mastro de São Benedito.

27 dezembro, cidade da Serra: Encontro de Bandas de Congo de Serra. Diversas bandas de congo desfilam pela avenida principal da cidade.

18 janeiro, cidade do Fundão: Festa de Puxada de Mastro de São Sebastião e São Benedito. As bandas de congo desfilam até o final da cidade, onde encontram o mastro e o barco, que são puxados até a Igreja Matriz para a fincada do mastro.

Domingo de Páscoa: Retirada do Mastro de São Benedito. A Banda de Congo Amores da Lua vai em cortejo retirar o Mastro de São Benedito que está fincado na Capela de São Benedito e retorna com ele até a casa do mestre.

25 de dezembro: Puxada do Navio e Fincada do Mastro de São Benedito. A Banda de Congo sai da casa do mestre, com os fieis puxando a corda e o barco São Benedito e percorrem as ruas da região da grande Maruípe em um cortejo de aproximadamente 4 horas de duração. Ao final têm-se a fincada do mastro com a bandeira de São Benedito em frente à Capela de São Benedito no Bairro de Santa Martha.

Para assistir o documentário sobre clique

janeiro, localidade de Timbuí (distrito da cidade do Fundão). Festa de Puxada de Mastro de São Sebastião e São Benedito. Diversas bandas de congo acompanham a puxada do navio e louvam São Benedito e São Sebastião perante o mastro fincado.

20 janeiro: cidade de Nova Almeida: Festa de Puxada de Mastro de São Sebastião e São Benedito. As bandas de congo partem do Mosteiro dos Reis Magos, antiga fortificação jesuíta e percorrem a parte baixa da cidade, até retornar para frente do mosteiro, onde os mastros são fincados.

Dia de N. Srª. da Penha, 8 dias após a Páscoa: Benção das Bandas de Congo no Monsteiro de Nossa Srª da Penha, em Vila Velha e Carnaval de Bandas de Congo de Roda d’Água. A Banda sobe até o Mosteiro da Penha, para a benção das Bandas de Congo, pela manhã, e a tarde vai à localidade de Roda d’Água (zona rural de Cariacica) participar do encontro de bandas e mascarados.

domingo de junho: cidade de Regência (distrito da cidade de Linhares). Festa do Caboclo Bernardo. Encontro de Bandas para comemoração dos feitos do personagem histórico caboclo Bernardo, que no final do século XIX salva, a nado, uma dúzia de marinheiros que haviam naufragado na costa capixaba.

Dia de São Pedro (domingo seguinte a 29 de junho): Igreja de São Pedro da Praia do Suá (Vitória), convidados pela colônia de pescadores de São Pedro. Após voltar da procissão marítima, a banda acompanha a imagem de São Pedro de volta a igreja.

Dia de Santo Antônio: Basílica de Santo Antônio (Vitória). A Banda acompanha a procissão católica e participa da missa na Basílica de Santo Antônio

​

​

​

(Desde 2013)

29 de setembro dia de São Miguel: Igreja de São Miguel de Itararé (Vitória) A Banda acompanha a procissão católica e participa da missa na Igreja de São Miguel do bairro de Itararé

bottom of page